Geração de empregos diminui a criminalidade na América Latina

Hoje foi divulgada uma pesquisa realizada por um professor universitário da Universidad Torcuato Di Tella, da Argentina que mostra uma triste realidade nos países da América Latina. A pesquisa traz apontamentos claros de que apesar do crescimento econômico nos países do continente, há uma pequena redução no índice de criminalidade. Os países latino-americanos seguem um processo de 15 anos de crescimento econômico.



Contradição?

É normal que nós pensemos que quanto mais oportunidades de emprego, menos criminalidade ocorra. Segundo alguns especialistas da área de segurança, o desemprego é dado como um dos principais motores que promovem a violência. Porém, mesmo com mais ofertas de emprego, com a criação de postos de trabalho e o avanço de indicadores sociais no período, do México ao Uruguai não houve uma derrubada na criminalidade.


Posicionamento

De acordo com o acadêmico, Ernesto Schargrodsky, a taxa de vitimização da América Latina cresceu de 29% em 1995 para 31% no ano passado. A pesquisa levou em conta a resposta de pessoas e seus familiares que foram vítimas de algum crime nos últimos 12 meses. Na comparação de 2010 com 2009, foi verificada redução de 38% para 31% na taxa de vitimização na América Latina, o que é pouco. =/


Todos sabemos que em tempos de crise, quando o desemprego aumenta, a criminalidade cresce muito. Um exemplo foi a crise econômica argentina de 2001, que afetou toda a região, a taxa aumentou a 43%. Por isso, "linkamos" a redução da criminalidade do ano passado com a boa situação econômica dos países latino-americanos, mesmo sendo uma oscilação pequena.

Por fim, o professor ainda creditou o baixo desempenho dos países da América Latina no combate ao crime, principalmente pela ausência de políticas públicas integradas no setor de segurança.

Marcelo Nahime Jr, diz

Impressionante como a economia está ligada a tudo que nos envolve diariamente. Desde o preço dos produtos que compramos diariamente no mercado até a segurança que da qual temos direito ao circular livremente em nossas cidades. Achei fantástica a ideia da pesquisa do professor universitário argentino. E vocês, o que acharam? Concordam que direta ou indiretamente, a geração de empregos nas nossas cidades, Estados e país pode comprometer a segurança em nossas vidas?

Tenham uma boa semana =)


Fonte: Valor Econômico
Fotos: Google Imagens


Marcelo Nahime Jr.
@marcelonahme



Digite seu e-mail:


Receber posts por e-mail Grátis
Acompanhe o Pecevejo no Twitter e Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suposto Diabo na abertura da novela "O Clone"

Exorcizarei meus demônios no palco!, diz Katy Perry

Acredita que a Geisy Arruda ganhou um programa na TV?