UE e o pacto orçamentário em Bruxelas

Foi assinado hoje o Pacto Orçamentário entre 25 dos 27 países da União Europeia sendo que República Tcheca e Reino Unido ficaram de foram da assinatura. Há quem diga que essa medida é especial e positiva para potências como França e Alemanha, as maiores e possivelmente mais estáveis da Zona do Euro. Angela Merkel que sempre defendia essas medidas de austeridade, hoje é vista como "vencedora", após a aplicação da medida.

A assinatura do chamado "Pacto de estabilidade fiscal" foi em Bruxelas, e tem por objetivo equilibrar as contas públicas e futuras crises de dívidas dos países da zona do euro. Denominado como "curto e contundente" pelo presidente da UE, Herman Van Rompuy, no acordo ficou decidido entre os países que o deficit no PIB da região será mantido abaixo de 3% quando entrar em vigor.

Para Angela Merkel, foi um momento de compreensão da crise, e de percepção de como os mercados financeiros enxergam a situação da Europa atualmente. Isso sem contar que a partir de agora, para a chanceler alemã, o futuro da Europa é de um conjunto de países mais unidos em vários aspectos.

O pacto passou a existir após os países da Eurozona cederem à pressão de Berlim de manter sua solidariedade financeira para com os países de maior fragilidade diante da crise. As perspectivas são de que o acordo comece a vigorar em Março de 2013 e vai fixar a ideia de que os 12 países da zora do euro possam aplicar em suas legislações e Constituições a chamada "regra do ouro", destinada a limitar o deficit anual do PIB.

Opinião

Como se pode perceber, a Alemanha é o país mais potente e estável da Europa que tem meios suficientes para definir os seguimentos da crise na Eurozona. São tantas ajudas a países fracos, como a Grécia, por exemplo, e tantas ideias que surgem em reuniões de Sarkozy e Merkel que acabamos nos deparando com uma decisão definitiva da chanceler alemã, que ficou vista como "vencedora", após a concretização do acordo do qual 25 países são signatários.

Parabenizante?

Sim, é estimulante analisar a fundo todo o processo pelo qual passou a Europa desde os primórdios mais caóticos da crise econômica, até se chegar em um ponto promissor como este. E claro que fico agora com uma curiosidade: estaria a partir de agora, em meio ao século XXI a Alemanha despontando-se como a maior potência europeia em todos os aspectos?



Fonte: UOL Economia e Agência EFE
Fotos: Google Imagens

Por Marcelo Nahime Jr
@marcelonahime

COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS:

Digite seu e-mail:


Receber posts por e-mail Grátis

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACOMPANHE
O PECEVEJO.COM NO TWITTER E FACEBOOK
2leep.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suposto Diabo na abertura da novela "O Clone"

Exorcizarei meus demônios no palco!, diz Katy Perry

Acredita que a Geisy Arruda ganhou um programa na TV?